segunda-feira, 23 de novembro de 2009



(Charge de Ikenga)

domingo, 22 de novembro de 2009

"Taís Araújo e o tapa da sinhá Tereza"




Assistindo televisão semana passada (16/11), pude ver a cena na qual Helena (personagem vivida por Taís Araújo) toma uma tapa na cara de Tereza(Lília Cabral), pensei em muitas coisas e pensei em escrever no blog sobre isso.
No dia seguinte recebi um e-mail que gostaria de compartilhar com os leitores, pois expressou e sintetizou os meus pensamentos que ficaram atordoados após assistir a cena ...

" Vamos comemorar a primeira protagonista negra da novela das oito Taís Araújo? Devemos? Não sei!! Alguém viu a cena de hoje em que a Helena pede perdão ajoelhada à Tereza e a última lhe dá uma bofetada. Parece a sinhá batendo na escravazinha.
Realmente fiquei estarrecido com a imagem de ontem e o tal do Manoel Carlos fez para provocar. Lançar uma imagem dessas na semana do dia 20 é provocação. Tentativa de reafirmar nossa humilhação, nossa subordinação, nosso lugar, na figura da atriz negra com maior visibilidade da televisão brasileira. Mandou um recado bem forte: Vocês mesmo ascendendo socialmente serão negros e passíveis de humilhação pelo branco. São inferiores e devem sempre lembrar do seu lugar.
Que coisa feia para Taís representar um papel desses. Sei que o contrato estabelce que ela deve fazer o que o roteiro mandar, mais que humilhação. "

...

"Gostaria de ser uma mosca e saber o que a população negra sentiu quando a Taís (sim a Tais) tomou o tapa.
Esperem que vem mais por aí!!

Rogério José "



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E no 20 de Novembro ...

(Charge de Angeli)