domingo, 22 de novembro de 2009

"Taís Araújo e o tapa da sinhá Tereza"




Assistindo televisão semana passada (16/11), pude ver a cena na qual Helena (personagem vivida por Taís Araújo) toma uma tapa na cara de Tereza(Lília Cabral), pensei em muitas coisas e pensei em escrever no blog sobre isso.
No dia seguinte recebi um e-mail que gostaria de compartilhar com os leitores, pois expressou e sintetizou os meus pensamentos que ficaram atordoados após assistir a cena ...

" Vamos comemorar a primeira protagonista negra da novela das oito Taís Araújo? Devemos? Não sei!! Alguém viu a cena de hoje em que a Helena pede perdão ajoelhada à Tereza e a última lhe dá uma bofetada. Parece a sinhá batendo na escravazinha.
Realmente fiquei estarrecido com a imagem de ontem e o tal do Manoel Carlos fez para provocar. Lançar uma imagem dessas na semana do dia 20 é provocação. Tentativa de reafirmar nossa humilhação, nossa subordinação, nosso lugar, na figura da atriz negra com maior visibilidade da televisão brasileira. Mandou um recado bem forte: Vocês mesmo ascendendo socialmente serão negros e passíveis de humilhação pelo branco. São inferiores e devem sempre lembrar do seu lugar.
Que coisa feia para Taís representar um papel desses. Sei que o contrato estabelce que ela deve fazer o que o roteiro mandar, mais que humilhação. "

...

"Gostaria de ser uma mosca e saber o que a população negra sentiu quando a Taís (sim a Tais) tomou o tapa.
Esperem que vem mais por aí!!

Rogério José "



3 comentários:

  1. lixo cultural no horário nobre, sempre!

    eu de fato fiquei puta no sentido literal da palavra... eu odeio novelas e minha mãe reclama e diz que sou chata porque tudo tenho de criticar, mas é isso, em algum momento mesmo que como protagonista ela tinha que se reduzir a uma mera "negrinha" e ser açoitada por um branco, aí eu te pergunto: porque seria o contrário? estranho seria se para sempre ela vivesse de bem com o mundo desfrutando das futilidades e viagens de uma modelo famosa tal qual ela incorpora no papel que faz.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu enquanto negro consciente nao sinto muito coisa afinal de conta não m vejo em Thais Araujo, sinto asco dela! Ela não m representa enquanto pessoa!... mas sinto que isso tem um impacto na mente de nossas crianças, que tem o desprazer de ver isso....

    ResponderExcluir
  3. Recentemente vi a noticia da nova novela global e fica difícil crer nas "boas intenções" deles (como inimigos que sempre foram)...
    Na real desconfiar das "segundas intenções" (as "subliminares" como desta postagem) é mais provável...

    "Rede Globo aposta em atores negros para nova novela"
    link: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=25083589

    ResponderExcluir